madeira rural logo

Since 2000

Sobre Nós | | | | |
Menu

Encontre o seu alojamento rural nas Ilhas da Madeira e Porto Santo

Assunto: ( deixe em branco )

Guias de Viagem

Guias de Viagem > Levadas e caminhadas

 


PR 18 Levada do Rei
 

Ponto de Partida: Quebradas - S. Jorge

Ponto de Chegada: Quebradas - S. Jorge

Tempo: 3h30 (ida e regresso) Extensão: 10,2km

O trilho tem início na Estação de Tratamento de Águas nas Quebradas em São Jorge e finaliza no mesmo local, numa extensão de 5,1 Km (+ 5,1 Km de regresso), com uma duração de 3h e 30m (ida e regresso), numa altitude entre os 710m e os 530m.

Este percurso ladeia a Levada do Rei e inicialmente atravessa uma zona florestal exótica combinada com exemplares de vegetação indígena. Nesta zona inicial é possível observar as bonitas paisagens agrícolas e panorâmicas de São Jorge e Santana. A partir de metade do percurso, a levada que percorre a encosta, desde do interior da ilha, atravessa uma área de floresta natural bem desenvolvida e rica em biodiversidade natural.

Os túneis rodeados pela luxuriante vegetação e pela grande variedade de espécies existentes, assim como a presença da bonita levada, são bons exemplos do património natural, construído e cultural da ilha.

A abundância de água límpida, nesta zona, é um factor muito importante para a existência de uma elevada biodiversidade, a vegetação é abundante assim e diversa, e as espécies animais também são muito frequentes e variadas. Neste local podem ser observadas espécies arbóreas como o Til (Ocotea foetens), o Loureiro (Laurus novocanariensis), o Vinhático (Persea indica) e espécies animais como o Bis-bis (Regulus ignicapillus maderensis), o Tentilhão (Fringilla coelebs maderensis).

Depois de percorrer parte do percurso o caminhante chega ao Ribeiro Bonito, finalizando a primeira parte e podendo repousar antes do regresso, convidando ao completo descanso. O Ribeiro Bonito é considerado um santuário natural devido à extrema beleza do local, coberto por vegetação que caracteriza uma das Florestas indígenas da Madeira, a mais densa e exuberante- a Floresta Laurissilva- atingindo o  expoente máximo, pela sua localização, isolamento e abundância de água.

No regresso percorrerá o mesmo percurso podendo apreciar ainda mais calmamente as belezas da zona. Ao finalizar o trilho não deixe de visitar o Moinho De Água de São Jorge com cerca de três séculos de história, sendo um bom exemplo de preservação, alimentado com as águas da Levada do Rei, que faz moer o trigo, o milho, a cevada e o centeio, cultivados em poios agrícolas de São Jorge.

Casa do Momento

Alojamentos

Vila Afonso - Casa de Campo

10% Desconto

Vila Afonso - Casa de Campo




  • Alojamentos:













    Alojamentos por concelho
    Calheta
    Câmara de Lobos
    Funchal
    Machico
    Ponta do Sol
    Porto Moniz
    Porto Santo
    Ribeira Brava
    Santa Cruz
    Santana
    São Vicente
    Turismo - Arquipélago da Madeira
    Alojamento na Madeira e Porto Santo
    Turismo Rural na Ilha da Madeira
    Postos de Turismo
    Aluguer de Casas na Madeira
    Aluguer de casas em Porto Santo
    Aluguer de casas na totalidade
    Férias na Madeira. Porquê?
    O que fazer?
    Golfe
    Madeira Rural
    Sobre a Madeira Rural
    Madeira Rural na Comunicação Social
    Onde estamos/Contactos
    Condições Gerais
    Política de privacidade
    Links
    Conferência
    Accommodation Madeira
    Torne-se Parceiro Afiliado