Guias de Viagem

 


Guias de Viagem > Levadas e caminhadas

PR 18 Levada do Rei

Ponto de Partida: Quebradas - S. Jorge

Ponto de Chegada: Quebradas - S. Jorge

Tempo: 3h30 (ida e regresso) Extensão: 10,2km

O trilho tem início na Estação de Tratamento de Águas nas Quebradas em São Jorge e finaliza no mesmo local, numa extensão de 5,1 Km (+ 5,1 Km de regresso), com uma duração de 3h e 30m (ida e regresso), numa altitude entre os 710m e os 530m.

Este percurso ladeia a Levada do Rei e inicialmente atravessa uma zona florestal exótica combinada com exemplares de vegetação indígena. Nesta zona inicial é possível observar as bonitas paisagens agrícolas e panorâmicas de São Jorge e Santana. A partir de metade do percurso, a levada que percorre a encosta, desde do interior da ilha, atravessa uma área de floresta natural bem desenvolvida e rica em biodiversidade natural.

Os túneis rodeados pela luxuriante vegetação e pela grande variedade de espécies existentes, assim como a presença da bonita levada, são bons exemplos do património natural, construído e cultural da ilha.

A abundância de água límpida, nesta zona, é um factor muito importante para a existência de uma elevada biodiversidade, a vegetação é abundante assim e diversa, e as espécies animais também são muito frequentes e variadas. Neste local podem ser observadas espécies arbóreas como o Til (Ocotea foetens), o Loureiro (Laurus novocanariensis), o Vinhático (Persea indica) e espécies animais como o Bis-bis (Regulus ignicapillus maderensis), o Tentilhão (Fringilla coelebs maderensis).

Depois de percorrer parte do percurso o caminhante chega ao Ribeiro Bonito, finalizando a primeira parte e podendo repousar antes do regresso, convidando ao completo descanso. O Ribeiro Bonito é considerado um santuário natural devido à extrema beleza do local, coberto por vegetação que caracteriza uma das Florestas indígenas da Madeira, a mais densa e exuberante- a Floresta Laurissilva- atingindo o  expoente máximo, pela sua localização, isolamento e abundância de água.

No regresso percorrerá o mesmo percurso podendo apreciar ainda mais calmamente as belezas da zona. Ao finalizar o trilho não deixe de visitar o Moinho De Água de São Jorge com cerca de três séculos de história, sendo um bom exemplo de preservação, alimentado com as águas da Levada do Rei, que faz moer o trigo, o milho, a cevada e o centeio, cultivados em poios agrícolas de São Jorge.

Oferta de 100€ de Desconto em Alojamento !
+info!



You might also be interested in Outdoor Activities...

Ajude a divulgar a Madeira

- registe-se

- divulgue-nos

- Ganhe!


5% de Comissão sobre todas as reservas por si indicadas!

COMEÇAR JÁ!